9. Cultura e lazer em Roma.

          O Coliseu, em Roma, é um dos principais símbolos de lazer e cultura marcado pela política de Pão e Circo.



          A cultura romana era dominada pela Igreja Católica e influenciada pelo oriente, na área da gastronomia, vestuário, lutas e manifestações diversas. Várias culturas estrangeiras tiveram seu papel de estrema importância para a consolidação desta.
          Na Idade Média, a sociedade era dividida em classes, sendo a Igreja como o centro de todo o poder. Um dos grandes exemplos da imposição da Igreja sobre a sociedade era a proibição da prática sexual por prazer, permitindo apenas para a procriação, a condenação de cultos báquicos, perseguições de estudiosos que dissecavam corpos humanos para estudos e a imposição à integração territorial de imigrantes.

          Ao longo da História, a cultura e o lazer em Roma eram em geral abertos à sociedade.  Um dos acontecimentos eram os teatros, os banhos públicos, os cultos a Baco, as corridas de carros puxados por cavalos, gerando na maioria das vezes acidentes, levando o publico em euforia, e as manobras militares.
          Essas tradições sofreram grandes mudanças com o decorrer dos anos aquelas que eram de grande importância, já não são mais nos dias atuais,como exemplo o futebol sendo uma  forma de lazer.

Texto produzido por Amanda Martins, Bruno Bezerra e Iara Portela.

Um comentário: